SÓ NÃO ENVELHECE QUEM MORRE CÊDO !

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
SOU UMA PESSOA MUITO PREOCUPADA COM A SAÚDE E BEM ESTAR DAS PESSOAS IDOSAS E EM LEVAR INFORMAÇÃO SOBRE IDOSOS A TODOS OS INTERESSADOS, PROCURANDO A MELHOR FORMA DOS LEITORES ENTENDEREM O QUE DIGO AO TENTAR ME EXPRESSAR.GOSTARIA MUITO DE CHAMAR A ATENÇAO SOBRE OS NOSSOS IDOSOS ,SUAS CARENCIAS PRINCIPALMENTE AFETIVAS,POIS NORMALMENTE SÃO DEPRESSIVOS...Gostaria que pessoas que realmente se interessam pelos idosos,sigam esse blog.*Quem não tem na família ou não conhece um idoso? Depois de tempos trabalhando com eles,pude ver o quanto são diminuídos perante a sociedade e pior,na grande maioria das vêzes agredidos e até mesmo pelos próprios familiares que deviam protegê-los contra isso.acho que esquecem que se não morrerem cêdo,envelhecerão e sabe Deus como serão tratados!Se você tem AMOR,RESPEITO e CARINHO pelos IDOSOS,esse BLOG é seu também! * * "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão Jó 12:12”. .

terça-feira, 19 de junho de 2012

Idosos abandonados


                                                                                                    Doenças provocam dependência nos idosos que são internados em hospitais e ao terem alta  familiares dizem não ter condições para os receber,detalhe,na grande maioria das vezes,a casa é dele(a)que ironia não?                                  O número de idosos abandonados nos hospitais não pára  de aumentar. que já tiveram alta clínica mas permanecem internados por "motivos sociais". os casos de "protelamento de alta" estão  aumentando . existe um "número crescente de famílias que se recusam a aceitar idosos doentes dependentes".Em média, quatro idosos são abandonados por semana nos hospitais. Eles chegam acompanhados por familiares que nunca voltam para buscá-los.
São casos como os de idosos deixados nos serviços de emergência com o cartão de identidade sobre o peito, familiares que "desaparecem" e não atendem os insistentes telefonemas feitos pelas assistentes sociais e vidas marcadas pela miséria e pelo abandono que acabam numa cama de hospital,detalhe: Normalmente a casa que é dele está sendo usada por esses mesmos familiares.
"Temos cada vez mais casos de famílias que não levam os doentes para casa. "Quando o médico efectua a avaliação clínica e diz que um idoso pode fazer a sua reabilitação em casa, às vezes, com necessidade de algum tipo de apoio domiciliário, há famílias que se recusam a aceitar a decisão. Não levam os doentes e vão protelando a sua permanência no hospital o mais possível."
Para quem fica, o sentimento de abandono é indisfarçável. "Há pessoas que se sentem completamente desamparadas, nunca pensaram que os filhos ou outros familiares as pudessem deixar numa situação destas",  existe "uma grande pressão " para o encaminhamento dos doentes para instituições.
"A população idosa apresenta na sua maioria situações de dependência que acarretam encargos muito significativos para qualquer família", explica fonte da Unidade de Acção Social do Hospital de São João. E revela a existência de uma dificuldade crescente para atender às solicitações de institucionalização em lar e apoio económico para "pagamento de prestadora de cuidados" a pessoas dependentes. Tudo isto, somado às dificuldades de reintegração no meio familiar, origina o aumento do número de doentes que continuam internados apesar de já não necessitarem de cuidados médicos,nas ruas tem vários idosos que viraram mendigos mas que tem casa própria e acham que a casa deles está vazia? L.V.

"ACRESCENTE VIDA AOS ANOS E NÃO APENAS ANOS À VIDA!"