SÓ NÃO ENVELHECE QUEM MORRE CÊDO !

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
SOU UMA PESSOA MUITO PREOCUPADA COM A SAÚDE E BEM ESTAR DAS PESSOAS IDOSAS E EM LEVAR INFORMAÇÃO SOBRE IDOSOS A TODOS OS INTERESSADOS, PROCURANDO A MELHOR FORMA DOS LEITORES ENTENDEREM O QUE DIGO AO TENTAR ME EXPRESSAR.GOSTARIA MUITO DE CHAMAR A ATENÇAO SOBRE OS NOSSOS IDOSOS ,SUAS CARENCIAS PRINCIPALMENTE AFETIVAS,POIS NORMALMENTE SÃO DEPRESSIVOS...Gostaria que pessoas que realmente se interessam pelos idosos,sigam esse blog.*Quem não tem na família ou não conhece um idoso? Depois de tempos trabalhando com eles,pude ver o quanto são diminuídos perante a sociedade e pior,na grande maioria das vêzes agredidos e até mesmo pelos próprios familiares que deviam protegê-los contra isso.acho que esquecem que se não morrerem cêdo,envelhecerão e sabe Deus como serão tratados!Se você tem AMOR,RESPEITO e CARINHO pelos IDOSOS,esse BLOG é seu também! * * "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão Jó 12:12”. .

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Depressão na terceira idade

Contar várias vezes aquela velha história da família, perder o sono e o apetite. Por falta de conhecimentos, sinais como estes têm sido erroneamente associados à demência entre idosos. No entanto, em muitos casos eles são indícios de que a pessoa com mais de 60 anos apresenta um quadro depressivo característico. “O erro ocorre porque os sintomas de depressão em pessoas na terceira idade são muito diferentes dos apresentados entre a população mais jovem”, disse o psiquiatra Fernando Gazalle à Agência FAPESP. Autor do artigo Sintomas depressivos e fatores associados em população idosa no sul do Brasil, Gazalle afirma que a depressão é bastante difícil de ser mensurada já que seu quadro é composto por sinais que traduzem sentimentos de diferentes intensidades.

Disposto a determinar a freqüência de alguns sintomas da doença em idosos moradores do município de Pelotas, Gazalle, que fez seu estudo na Universidade Federal de Pelotas, elaborou um questionário inédito na literatura médica. A partir de um levantamento censitário foram entrevistas 583 pessoas das 612 possíveis, sendo o percentual de perdas e recusas de 4,7%.Os entrevistadores quiseram saber se no mês anterior à pesquisa os idosos da cidade sentiram, durante a maior parte do tempo, tristeza, ansiedade, perda de energia, dificuldade para dormir, tiveram “ruminações” sobre o passado – como os pesquisadores denominaram a atitude de relembrar episódios da vida –, falta de disposição no cotidiano ou acharam que os familiares davam menos importância às suas opiniões do que quando eram mais jovens. A pesquisa também levou em consideração variáveis como sexo, idade, situação conjugal, escolaridade, envolvimento em atividades remunerada, comunitária ou esportiva e morte de familiar próximo nos últimos anos.A média de sintomas depressivos por participante foi de 3,4, sendo que o mais freqüentemente relatado foi a falta de disposição para realizar atividades habituais (73,9%). A reclamação menos freqüente foi a de que as opiniões do idoso não são mais tão importantes para os familiares (27,6%). 
Os grupos que apresentaram maiores médias de ocorrência de sintomas de depressão foram, respectivamente, mulheres, indivíduos mais velhos, indivíduos com menor escolaridade, sem trabalho remunerado, fumantes e aqueles que tiveram a perda de algum familiar ou pessoa próxima no último ano. 
Pela alta incidência de sintomas ligados ao quadro depressivo, o estudo defende que é necessário o desenvolvimento de uma sintomatologia específica para idosos. Entre os diversos transtornos que afetam pessoas na terceira idade, a depressão é importante de ser estudada porque incapacita o indivíduo acometido por ela, tanto para o trabalho quanto socialmente. 

Aluno de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), o psiquiatra Fernando Gazalle dedica-se agora ao estudo do transtorno bipolar. Conhecido anteriormente como psicose maníaco-depressiva, o distúrbio se caracteriza por alterações de comportamento que oscilam da depressão à euforia.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2012


Rio terá 321 postos de vacinação contra a gripe a partir de sábado dia 05/05/2012.
Idosos, indígenas gestantes e crianças de 6 a 23 meses poderão se vacinar.Imunização é contra três principais vírus de influenza no hemisfério sul.     
*Idosos têm maior risco de complicações pela influenza A.
O município do Rio terá 321 postos de saúde disponíveis para a vacinação contra a gripe, a partir deste sábado (5). Neste ano, além de idosos e a população indígena,  gestantes, crianças de 6 a 23 meses e profissionais de saúde de unidades de referência para atendimento de influenza serão incluídos nos grupos que receberão a imunização, segundo a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil.(SMSDC).Segundo  a Secretaria municipal de Saúde, a vacinação imuniza contra os três principais vírus influenza que circulam no hemisfério sul, entre eles o A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa faz parte da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontecerá até 25 de maio em todo o país. A Secretaria de Saúde espera vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários, em um total de 959.238 pessoas. Segundo a secretaria, a vacina é segura e, como é elaborada com vírus inativados,não causa a doença.                                                                                                         *                          " A recomendação é que pessoas com histórico de alergia grave relacionado a ovo e seus derivados e reação a doses anteriores da vacina consultem um médico antes de tomar a dose.Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, também é aconselhável passar por uma avaliação médica".                                                *        "Já quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação". "Os postos de saúde funcionarão de segunda a sexta-feira, dás 8h às 17h"                       *A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai imunizar todos os idosos até o dia 25 de maio. Se você faz parte da melhor idade, compareça a um posto de saúde mais próximo da sua casa.                     *Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode ligar para a central de atendimento da prefeitura, no telefone 1746

NÃO BASTA EXISTIR, É PRECISO VIVER

Mulher mais velha do mundo gosta de feijoada e detesta picuinha
Ela se casou em 1913, quatro anos antes da Revolução Russa, e ficou viúva em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial

Ela nunca teve picuinha, nunca teve essa coisa de guardar raiva, porque isso pesa na vida, ela fala isso sempre que pode"
O ano era 1896. O atual Estado do Acre ainda era um território da Bolívia. A rainha da Inglaterra era Vitória, avó da atual, Elizabeth 2ª. O futebol tinha acabado de chegar ao Brasil. E no dia 9 de julho daquele ano Maria Gomes Valentim nascia na zona rural de Carangola, a 357 quilômetros de Belo Horizonte. Chamada carinhosamente pelos parentes de vó Quita, ela tem 114 anos e foi reconhecida pelo Guinness World Record, o livro dos recordes, como a mulher mais velha do mundo.
A supercentenária de Minas Gerais possui três netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Ela se casou em 1913 (quatro anos antes da Revolução Russa), aos 17 anos. Contrariando o costume de ter muitos filhos, vó Quita teve apenas um, que morreu em 1988 (antes da queda do Muro de Berlim), aos 75 anos. Os cinco irmãos dela também já morreram. “O pai dela viveu muito, até quase 100 anos”, conta a bisneta Taís Nolasco, de 30 anos.
Taís conta também que vó Quita passou grande parte da vida de forma independente, já que o marido morreu em 1946 (um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial). Ela não se casou novamente. “A vó sempre foi uma dona de casa informada, sempre assistiu TV e sempre gostou muito de passear. Sempre foi muito bem humorada, é uma pessoa lúcida até hoje. Ela sabe o que quer”, diz a bisneta.
Alimentação
Tais lembra que vó Quita sempre comeu verduras e frutas, mas não deixou de lado as delícias da culinária mineira. “Ela gosta de feijoada, pizza, coxinha, quibe, mas sempre deu preferência às verduras”.
Filha de fazendeiro, gostava muito de andar a cavalo,  de cozinhar - preparava os pratos da família até completar 100 anos - e de caminhar. Com dificuldades para se locomover após sofrer uma fratura no fêmur, hoje ela vive em uma cadeiras de rodas. Uma das suas poucas reclamações é por passar tempo demais sentada. Devota de Nossa Senhora de Aparecida, costumava ir à missa diariamente.
Jane Ribeiro Moraes, 63 anos, neta de vó Quita, acha que o segredo da longevidade é viver de forma tranquila, sem grandes preocupações. “Ela sempre gostou de ter a liberdade dela, ir aos bailes. Morou sozinha muito tempo. Também sempre gostou muito de plantas e sempre foi muito vaidosa”, conta.
Além de lembrar que vó Quita nunca deixou de lado as delícias da culinária mineira, Jane destaca que a avó sempre gostou de beber um vinho. E repete aos quatro ventos que o segredo da vida longa é preocupar-se com a própria vida e não com a vida alheia. “Ela nunca teve picuinha, nunca teve essa coisa de guardar raiva, porque isso pesa na vida, ela fala isso sempre que pode", finaliza a neta.
Matéria do Portal IG

Mulher mais velha do mundo gosta de feijoada e detesta picuinha
Ela se casou em 1913, quatro anos antes da Revolução Russa, e ficou viúva em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial

Ela nunca teve picuinha, nunca teve essa coisa de guardar raiva, porque isso pesa na vida, ela fala isso sempre que pode"
O ano era 1896. O atual Estado do Acre ainda era um território da Bolívia. A rainha da Inglaterra era Vitória, avó da atual, Elizabeth 2ª. O futebol tinha acabado de chegar ao Brasil. E no dia 9 de julho daquele ano Maria Gomes Valentim nascia na zona rural de Carangola, a 357 quilômetros de Belo Horizonte. Chamada carinhosamente pelos parentes de vó Quita, ela tem 114 anos e foi reconhecida pelo Guinness World Record, o livro dos recordes, como a mulher mais velha do mundo.
A supercentenária de Minas Gerais possui três netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Ela se casou em 1913 (quatro anos antes da Revolução Russa), aos 17 anos. Contrariando o costume de ter muitos filhos, vó Quita teve apenas um, que morreu em 1988 (antes da queda do Muro de Berlim), aos 75 anos. Os cinco irmãos dela também já morreram. “O pai dela viveu muito, até quase 100 anos”, conta a bisneta Taís Nolasco, de 30 anos.
Taís conta também que vó Quita passou grande parte da vida de forma independente, já que o marido morreu em 1946 (um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial). Ela não se casou novamente. “A vó sempre foi uma dona de casa informada, sempre assistiu TV e sempre gostou muito de passear. Sempre foi muito bem humorada, é uma pessoa lúcida até hoje. Ela sabe o que quer”, diz a bisneta.
Alimentação
Tais lembra que vó Quita sempre comeu verduras e frutas, mas não deixou de lado as delícias da culinária mineira. “Ela gosta de feijoada, pizza, coxinha, quibe, mas sempre deu preferência às verduras”.
Filha de fazendeiro, gostava muito de andar a cavalo,  de cozinhar - preparava os pratos da família até completar 100 anos - e de caminhar. Com dificuldades para se locomover após sofrer uma fratura no fêmur, hoje ela vive em uma cadeiras de rodas. Uma das suas poucas reclamações é por passar tempo demais sentada. Devota de Nossa Senhora de Aparecida, costumava ir à missa diariamente.
Jane Ribeiro Moraes, 63 anos, neta de vó Quita, acha que o segredo da longevidade é viver de forma tranquila, sem grandes preocupações. “Ela sempre gostou de ter a liberdade dela, ir aos bailes. Morou sozinha muito tempo. Também sempre gostou muito de plantas e sempre foi muito vaidosa”, conta.
Além de lembrar que vó Quita nunca deixou de lado as delícias da culinária mineira, Jane destaca que a avó sempre gostou de beber um vinho. E repete aos quatro ventos que o segredo da vida longa é preocupar-se com a própria vida e não com a vida alheia. “Ela nunca teve picuinha, nunca teve essa coisa de guardar raiva, porque isso pesa na vida, ela fala isso sempre que pode", finaliza a neta.
Matéria do Portal IG                                                                                                                               
Morre a mulher mais velha do planeta.A mineira Maria Gomes Valentim,ela completaria 115 anos em junho.
Moradora da Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, a mineira conhecida como Vó Quita, tinha 114 anos de idade e fora reconhecida pelo popular livro de recordes mundiais, o Guinness Book, como o individuo mais velho do mundo.
A idosa Maria Gomes Valetim estava com pneumonia e não resistiu à doença, morrendo terça-feira, dia 21 de junho.
Reconhecida como a pessoa mais velha em maio deste ano, Vó Quita nasceu no dia 9 de julho de 1986, deixando em seu lugar a americana Basse Cooper com o recorde.
Maria Gomes Valetim era moradora da cidade de Carangola, onde morou toda a sua vida. Seu marido faleceu em 1913, e a deixou com seu único filho. Vó Quita tinha quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.Por Rodolpho Medeiro

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO


CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Orientações importantes para a vacinação do adulto e idoso.

 vacina hepatite B (recombinante): oferecer aos grupos vulneráveis não vacinados ou sem comprovação de vacinação anterior, a saber: Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; trabalhadores da saúde; bombeiros, policiais militares, civis e rodoviários; caminhoneiros, carcereiros de delegacia e de penitenciarias; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; agentes funerários, comunicantes sexuais de pessoas portadoras de VHB; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo (HSH e MSM); lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, (LGBT); pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, dentre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundido; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas; portadores de DST.
A vacina esta disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para as pessoas imunodeprimidas e portadores de deficiência imunogênica ou adquirida, conforme indicação médica.                                                                                                                     vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto): Adultos e idosos não vacinados ou sem comprovação de três doses da vacina, seguir o esquema de três doses. O intervalo entre as doses é de 60 (sessenta) dias e no mínimo de 30 (trinta) dias. Os vacinados anteriormente com 3 (três) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, dez anos após a data da última dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada a mais de cinco (5) anos. A mesma deve ser administrada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Diante de um acaso suspeito de difteria, avaliar a situação vacinal dos comunicantes. Para os não vacinados, iniciar esquema com três doses. Nos comunicantes com esquema incompleto de vacinação, este deve ser completado. Nos comunicantes vacinados que receberam a última dose há mais de 5 anos, deve-se antecipar o reforço.
vacina febre amarela (atenuada): Indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para informações sobre os municípios destes estados, buscar as Unidades de Saúde dos mesmos. No momento da vacinação considerar a situação epidemiológica da doença. Para os viajantes que se deslocarem para os países em situação epidemiológica de risco, buscar informações sobre administração da vacina nas embaixadas dos respectivos países a que se destinam ou na Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado.  Administrar a vacina 10 (dez) dias antes da data da viagem. Administrar dose de reforço, a cada dez anos após a data da última dose.
Precaução: A vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, nos casos de risco de contrair o vírus buscar orientação médica. A aplicação da vacina para pessoas a partir de 60 anos depende da avaliação do risco da doença e benefício da vacina.
(3)  vacina febre amarela (atenuada): Indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para informações sobre os municípios destes estados, buscar as Unidades de Saúde dos mesmos. No momento da vacinação considerar a situação epidemiológica da doença. Para os viajantes que se deslocarem para os países em situação epidemiológica de risco, buscar informações sobre administração da vacina nas embaixadas dos respectivos países a que se destinam ou na Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado.  Administrar a vacina 10 (dez) dias antes da data da viagem. Administrar dose de reforço, a cada dez anos após a data da última dose.
Precaução: A vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, nos casos de risco de contrair o vírus buscar orientação médica. A aplicação da vacina para pessoas a partir de 60 anos depende da avaliação do risco da doença e benefício da vacina.
vacina febre amarela (atenuada): Indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para informações sobre os municípios destes estados, buscar as Unidades de Saúde dos mesmos. No momento da vacinação considerar a situação epidemiológica da doença. Para os viajantes que se deslocarem para os países em situação epidemiológica de risco, buscar informações sobre administração da vacina nas embaixadas dos respectivos países a que se destinam ou na Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado.  Administrar a vacina 10 (dez) dias antes da data da viagem. Administrar dose de reforço, a cada dez anos após a data da última dose.
Precaução: A vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, nos casos de risco de contrair o vírus buscar orientação médica. A aplicação da vacina para pessoas a partir de 60 anos depende da avaliação do risco da doença e benefício da vacina.
vacina sarampo, caxumba e rubéola – SCR: Administrar 1 (uma) dose em mulheres de 20 (vinte) a 49 (quarenta e nove) anos de idade e em homens de 20 (vinte) a 39 (trinta e nove) anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal.
vacina influenza sazonal (fracionada, inativada): Oferecida anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.                                                                                                  vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica):  Administrar 1 (uma) dose durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, nos indivíduos de 60 anos e mais que vivem em instituições fechadas como: casas geriátricas, hospitais, asilos, casas de repouso, com apenas 1 (um) reforço 5 (cinco) anos após a dose inicial.







segunda-feira, 30 de abril de 2012

O QUE DEVE SER FEITO

Óia eu aquí traveis,com mais reclamações:                              *Tem por aí tantas dicas do que se deve fazer pelos idosos,mas acho que deviam fazer mesmo era um congresso com idosos presentes(rebelião mesmo) "que eles digam o que querem,como querem,e porque eles querem,não interessa,apenas querem assim e pronto".Não é preciso que nós inventemos para eles,idosos não são inúteis,alienados,eles não falam porque não deixam,não dão chance,não perguntam a eles,vão logo fazendo o que decidiram que é melhor,mas não o melhor para o idoso e sim o que é cômodo,mais prático,mais fácil de programar,de acordo com,interesses,horários,e se tem que acompanhar então,de acordo com o humôr do momento,tem que ser algo que a pessoa goste,não o que o idoso deseja,se ele precisa de acompanhamento e a pessoa não gosta dos programas preferidos do idoso,contrate alguém para acompanhá-lo.Mas não,ele não precisa pensar,pensa-se por ele.Caraca,já ví até escolherem o que um idoso tinha que comer no restaurante sendo que ele havia pedido outro prato.Ah! e não era por restrições alimentares,e sim porque... sei lá,acho que para mostrar que ele não tinha mais querer por ser "VELHO"sabe,mas também ví a cara que o idoso fêz e garanto que não foi boa,mas não podia falar,mas quando perguntaram se estava do seu agrado o idoso respondeu: "É né,fazer o quê..." E não continuou a frase,comeu quase metade de cara feia e empurrou o prato.Aquilo me subiu a garganta perdí a graça ,a fome...Ah! e tem um detalhe,o dinheiro que estava sendo gasto,era do idoso em questão,mas além de idoso,era cadeirante.Eles não são bobos,ás vezes se calam,mas sabem tudo o que acontece a sua volta,"aí chega a depressão".Gente,preste atenção:"o corpo envelhece,mas a mente não,respeito é bom e o idoso exige",se o idoso é lúcido,porquê não pode decidir,escolher.Idoso não é criança que faz o que os pais na maioria das vezes impõe a elas,mas elas não tem experiencia de vida,o idoso não,já viveu muita coisa,se é lúcido sabe o que quer.Ás vezes o idoso está debilitado por causa de algum problema de saúde,precisa de ajuda para locomoção,etc mas se ele é lúcido ele pode e deve dizer o que quer,na verdade,exigir.Vamos analisar e ver se mudamos esse quadro.Lídia Valentim

domingo, 29 de abril de 2012

"DESABAFANDO PARA NÃO EXPLODIR"!!!

Hôje estou tão chata quanto antes e continuo com a reclamação contra pessoas que tratam idosos com pouco caso.Hôje sobre viajem de ônibus.  *Tôdos com certêza já viram essa: Idosos com dificuldade de subir no ônibus,o motorista é o único que resolve ajudar mas pela cara que faz,só ajuda mesmo porque  que tem horário a cumprir,mas esse mesmo motorista somente parou no ponto,não para o idoso e sim porque outras pessoas fizeram sinal  para que parasse e como ele estava no meio,entrou de bucha. Aí ele depois de muita dificuldade para entrar no ônibus,tenta passar o cartão,que não passa porque a parte do chip está virado e o cobrador(a)que grosseiramente díz:"Me dá aquí que eu passo!"Arranca o cartão da mão do(a) idoso(a) e o esfrega no autochek entrega-lhe o card e olha para o(a)idoso(a) com olhar petulânte como se dissesse: "Olhe eu consigo,sabe porquê? porquê eu sou novo(a) enxergo melhor!" E devolve o cartão com olhar crítico,ah! e alguns passageiros balançam a cabeça,e alguém ainda díz baixo com outro: -O que esse velho(a) está fazendo na rua?Porque não fica quietinho em casa?E tem gente que concorda."Ah! ia me esquecendo dos ilústres funqueiros no fundo do ônibus,agraciando-nos com suas clássicas músicas de palavras cultas de causar inveja à "Bethoven" e aos"caras"da Academia Brasileira de Letras! Os bancos reservados  para essa faixa etária estão ocupados, não por outros idosos ou cadeirantes,mas por pessoas mais novas e nem motorista,nem cobrador falam nada,porque não interessa,mas também né vamos entender pôxa; já não chega o transtorno que esse(a) velho(a)os causou atrasando a viajem tôda com sua típica moleza e ainda quer conforto?Mas e os passageiros?Ah! os passageiros,ninguém se mete, porque ninguém tem nada a ver com isso,ninguém vai envelhecer mesmo,acho que é porque morrerão cêdo,porque como sempre digo "QUEM NÃO ENVELHECER É PORQUE MORREU CÊDO"! Continuando: Aí uma "MULHER""Eu né",cansada,após um plantão de 48hrs ligada, essa mulher se levanta,de cara feia,(a cara feia não é para o idoso,claro)oferece-lhe o lugar e ele aceita né, não tem mais condições físicas de tentar praticar o cavalheirismo que tanto praticou antes,mas agora suas atuais condições não lhe permitem,nem orgulhoso pode tentar ser,pois não é só a idade avançada é também a falta de saúde,de força...Ah! e tem ainda,a criança sentada ao lado da mãe que poderia  apenas tê-la pego no colo,mas e o cansaço?Ah! aí,vários passageiros tiveram atitudes ainda mais covardes,vergonhosas mesmo:Alguns enfiaram a cara na janela para fingir que não haviam visto nada,outros fingiram dormir e tiveram ainda uns dois ou três que estavam nos lugares designados a idosos que tiveram a"cara de pau"de fazer carêta como quem díz: "Estou doente,ai! com dores,ah! estou morrendo,por isso somente por isso não cedí o lugar.Nossa,essa gente realmente não pensa no futuro,ah!,mas tem volta,já tenho pena antecipadamente. Eu tenho 3(três) cavalheiros dentro de casa,eles não tem vergonha de exercer o cavalheirismo,na frente dos amigos,mas foram educados assim,isso se chama"berço!"                          lídia valentim