SÓ NÃO ENVELHECE QUEM MORRE CÊDO !

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
SOU UMA PESSOA MUITO PREOCUPADA COM A SAÚDE E BEM ESTAR DAS PESSOAS IDOSAS E EM LEVAR INFORMAÇÃO SOBRE IDOSOS A TODOS OS INTERESSADOS, PROCURANDO A MELHOR FORMA DOS LEITORES ENTENDEREM O QUE DIGO AO TENTAR ME EXPRESSAR.GOSTARIA MUITO DE CHAMAR A ATENÇAO SOBRE OS NOSSOS IDOSOS ,SUAS CARENCIAS PRINCIPALMENTE AFETIVAS,POIS NORMALMENTE SÃO DEPRESSIVOS...Gostaria que pessoas que realmente se interessam pelos idosos,sigam esse blog.*Quem não tem na família ou não conhece um idoso? Depois de tempos trabalhando com eles,pude ver o quanto são diminuídos perante a sociedade e pior,na grande maioria das vêzes agredidos e até mesmo pelos próprios familiares que deviam protegê-los contra isso.acho que esquecem que se não morrerem cêdo,envelhecerão e sabe Deus como serão tratados!Se você tem AMOR,RESPEITO e CARINHO pelos IDOSOS,esse BLOG é seu também! * * "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão Jó 12:12”. .

sábado, 21 de abril de 2012

PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS IDOSOS


O planejamento para a prevenção de doenças nos idosos consiste em:
  • Corrigir os hábitos deletérios (alimentação não balanceada, inatividade física, tabagismo, obesidade, abuso de drogas)
  • Postergar diagnósticos e tratamento adequado das doenças;
  • Usar medicamentos racionalmente (prescrição consciente, início e término, respeito à orientação, uso x abuso, evitar auto-medicação, efeitos “mágicos”)
  • Equilibrar os ambientes emocionais;
  • Ampliar a rede de suporte social(rede de apoio)
  • Não deixar que o idoso crie expectativas. (Rejeitar a fantasia do “rejuvenescimento ou da eterna juventude”)
  • Estimular a prática de atividade física aeróbica, para o aumento de resistência, força e flexibilidade, bem como unir os benefícios físicos aos sociais;
  • Adequar o ambiente doméstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e suas conseqüências, muitas vezes de prognóstico sombrio;
  • Educar os cuidadores dos idosos dependentes, bem como reconhecer o seu adoecimento;
  • Estar atento aos sinais de maus tratos e denunciá-los.                                   

O ENVELHECIMENTO


envelhecimento pode ser explicado por dois conceitos distintos:
  1. Conceito Simplista: é o processo pelo qual o jovem se transforma em idoso.
  2. Conceito Biológico: são fenômenos que levam à redução da capacidade de adaptação sobrecargas funcionais.
Com o envelhecimento, ocorre uma desordem da (homeostenose) – declínio estimado em algumas funções – e há uma maior vulnerabilidade à doenças como: infecções, doenças cardiovasculares, neoplasias malignas, dentre outras.
De acordo com a cronologia, em países em desenvolvimento o idoso é o indivíduo que tem 60 anos de idade ou mais. E em países desenvolvidos, o indivíduo que tem 65 anos de idade ou mais. Os indivíduos considerados muito idosos são aqueles que possuem 80/85 anos de idade ou mais. No entanto, com o intuito de permitir comparações mais diretas entre países, a (OMS) Organização Mundial da Saúde tem normatizado a idade de 65 anos para pessoas provenientes tanto de países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.
A capacidade funcional ao longo da vida vai reduzindo, na terceira idade é importante manter independência e prevenir incapacidade, por isso, reabilitar e garantir qualidade de vida. O processo natural de envelhecimento associado às doenças crônicas é o responsável pela limitação do idoso.
Nesta fase da vida é importante focar sempre na prevenção, pois nem sempre o indivíduo irá manifestar sintomas de doença, até o idoso aparentemente saudável requer cuidados, pois as manifestações de doenças nos idosos são: atípicas, sub-clínicas, os sintomas são inespecíficos e geralmente não relatados, o início é insidioso e é muito fácil “perder” um diagnóstico. As principais ocorrências no idoso são (os gigantes da geriatria: instabilidade, incontinência, iatrogenia, imobilidade e insuficiência): imobilidade, insuficiência cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinência, delírio, demência e depressão.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Campanha de Vacinação contra a Influenza 2012

 SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
SAÚDE Campanha de Vacinação contra a Influenza 2012

- Os tratamentos com imunossupressores ou radioterapia podem reduzir ou anular a resposta imunológica, exceto corticosteróides utilizados na terapêutica de reposição, em tratamentos sistêmicos de curto prazo (menos de 02 semanas) ou por outras vias de administração que não causem imunossupressão.


- Pela Nota técnica nº 2/2010 CGTO/DIDBB/ANVISA há recomendação que serão considerados inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas, os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza.
- Realizar avaliação criteriosa de risco-benefício da vacina para pessoas com história pregressa de Síndrome de Guillain Barré.
Maiores esclarecimentos procurar o Posto de Saúde mais próximo.                                                                                                                 
Informes sobre a campanha de vacinação
 » Autor: Coordenação do Programa de Imunizações

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2012
  A gripe (Iinfluenza) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Objetivo da Campanha:
O Ministério da Saúde tem por objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela Influenza. 
A Campanha Nacional ocorrerá no período:
 05 a 25 de maio E Dia D:  05 de maio (sábado).
Meta da Campanha: 
  A meta para o ano de 2012 é vacinar, no mínimo, 80% de cada um dos grupos prioritários, totalizando 930.454 no Município do Rio de Janeiro.

 Grupos indicados para vacinação na Campanha:
Idosos de 60 anos e mais, trabalhadores de saúde que fazem atendimento para influenza, crianças na faixa etária de 6 a 23 meses, gestantes em qualquer idade gestacional e indígenas. 
                                                                                                Precauções para vacinação na Campanha:
Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações: 
Postos de Vacinação:
Os Postos funcionarão de 8 às 17 horas durante a semana e no dia D (sábado – 05/05)

Achei isso muito interessante,a famosa rua "Times Square" ao vivo confira

Achei isso muito interessante,a famosa rua "Times Square" ao vivo confira: http://www.earthcam.com/usa/newyork/timessquarehttp://www.earthcam.com/usa/newyork/timessquare/          

Aconteceu na Tam, é verídico!!!

Aconteceu na Tam, é verídico!!!
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- 'Qual o problema, senhora?', pergunta a comissária..
- 'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'
- 'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível’.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
- 'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua: -'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe.Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável’.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- 'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CUIDADOS COM O IDOSO


Cuidados Com o IdosoNa terceira idade há uma tendência ao acúmulo de doenças crônicas, na sua grande maioria benignas e fáceis de serem controladas. A artrose, por exemplo, é doença que acomete com muita freqüência o idoso e que pode se somar a outras manifestações como a pressão alta ou o diabetes. O médico deve administrar a doença com a participação do idoso, bem como a de seus familiares, fornecendo o máximo de informações possíveis.  Ao médico cabe distinguir os sintomas próprios da idade daqueles devido à doença.O idoso doente deve receber cuidados redobrados. Na terceira idade há maior tendência a infecções ( principalmente pulmonares), à desidratação, a descompensação cardíaca (insuficiência cardíaca)  por exemplo. A utilização de medicamentos deve ser muito criteriosa tendo em vista a maior susceptibilidade a reações colaterais e à intoxicação. O período de imobilidade deve ser o mínimo possível. A sua reabilitação em geral é mais lenta quando comparada a de um jovem. O idoso doente deve receber cuidados redobrados. Na terceira idade há maior tendência a infecções ( principalmente pulmonares), à desidratação, a descompensação cardíaca (insuficiência cardíaca)  por exemplo. A utilização de medicamentos deve ser muito criteriosa tendo em vista a maior susceptibilidade a reações colaterais e à intoxicação. O período de imobilidade deve ser o mínimo possível. A sua reabilitação em geral é mais lenta quando comparada a de um jovem. O exercício físico na terceira idade mantém e melhora as atividades de vida diárias. A saúde na terceira idade depende, sobretudo dos cuidados no passado. A qualidade de vida depois dos 60 é determinada pelas atividades que a pessoa desenvolveu e também da forma como a ela se alimentou até lá. Com a idade, a pessoa perde força nos músculos – que atrofiam aos poucos – e ganha gordura. Contudo, é possível reverter os efeitos do tempo.O exercício físico na terceira idade mantém e melhora as atividades de vida diárias como: tomar banho, fazer compras ou dirigir. Uma pessoa sedentária pode começar com 15 ou 20 minutos diários de caminhada, o que já surte efeitos positivos. Segundo a professora de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Marisete Safons, especialista em saúde na terceira idade, a prática do exercício deve ser regular, apoiada em disciplina e estruturada numa seqüência lógica.O ideal é que a pessoa se submeta a uma avaliação médica antes de começar uma prática desportiva. "A análise leva em conta as condições de saúde – se a pessoa é hipertensa, se tem artrite, osteoporose, fibromialgia ou se toma medicação, etc", avalia Marisete. A especialista lembra ainda que existem atividades apropriadas para cada indivíduo. "Para quem tem osteoporose ou constituição física frágil a musculação é uma modalidade recomendável”, diz.Um profissional de Educação Física também deve ser acionado para uma avaliação pré-atividade física. Um questionário (anamnese) é aplicado para ajudar na identificação de práticas mais adequadas. A pessoa deve ser absolutamente sincera e precisa nas respostas para garantir um diagnóstico correto. A avaliação física e funcional vai detectar as atividades mais recomendadas. Se a pessoa tiver boas condições de saúde não há exercícios contra-indicados. De começo, equilíbrio – A pessoa que não é acostumada ao exercício físico deve conter a ansiedade inicial. “Não adianta querer recuperar 70 anos de vida sedentária de uma só vez”, alerta Marisete. As precauções não se restringem ao ritmo das atividades. No caso do uso de remédios, medicação e exercício devem caminhar juntos. A pessoa não deve, em hipótese alguma, suspender o uso dos medicamentos por conta própria.As atividades recomendadas aos idosos estão no âmbito biopsicossocial: Bio (biológico) – O exercício influi em aspectos funcionais (internos) e visa o aumento da força, da flexibilidade, do equilíbrio e da função cárdio-vascular; Psico (psicológicos) – O trabalho físico aumenta a disposição, melhora a auto-imagem, a auto-estima e a sensação de bem-estar; Social – A reinserção do indivíduo no grupo social e a ampliação das relações sociais são benefícios da prática desportiva. *                               O Cuidador de IdososO ideal é que a pessoa se submeta a uma avaliação médica antes de começar uma prática desportiva. "A análise leva em conta as condições de saúde – se a pessoa é hipertensa, se tem artrite, osteoporose, fibromialgia ou se toma medicação, etc", avalia Marisete. A especialista lembra ainda que existem atividades apropriadas para cada indivíduo. "Para quem tem osteoporose ou constituição física frágil a musculação é uma modalidade recomendável”, diz.Um profissional de Educação Física também deve ser acionado para uma avaliação pré-atividade física. Um questionário (anamnese) é aplicado para ajudar na identificação de práticas mais adequadas. A pessoa deve ser absolutamente sincera e precisa nas respostas para garantir um diagnóstico correto. A avaliação física e funcional vai detectar as atividades mais recomendadas. Se a pessoa tiver boas condições de saúde não há exercícios contra-indicados. De começo, equilíbrio – A pessoa que não é acostumada ao exercício físico deve conter a ansiedade inicial. “Não adianta querer recuperar 70 anos de vida sedentária de uma só vez”, alerta Marisete. As precauções não se restringem ao ritmo das atividades. No caso do uso de remédios, medicação e exercício devem caminhar juntos. A pessoa não deve, em hipótese alguma, suspender o uso dos medicamentos por conta própria.As atividades recomendadas aos idosos estão no âmbito biopsicossocial: Bio (biológico) – O exercício influi em aspectos funcionais (internos) e visa o aumento da força, da flexibilidade, do equilíbrio e da função cárdio-vascular; Psico (psicológicos) – O trabalho físico aumenta a disposição, melhora a auto-imagem, a auto-estima e a sensação de bem-estar; Social – A reinserção do indivíduo no grupo social e a ampliação das relações sociais são benefícios da prática desportiva. *                          O Cuidador de IdososUm profissional de Educação Física também deve ser acionado para uma avaliação pré-atividade física. Um questionário (anamnese) é aplicado para ajudar na identificação de práticas mais adequadas. A pessoa deve ser absolutamente sincera e precisa nas respostas para garantir um diagnóstico correto. A avaliação física e funcional vai detectar as atividades mais recomendadas. Se a pessoa tiver boas condições de saúde não há exercícios contra-indicados. De começo, equilíbrio – A pessoa que não é acostumada ao exercício físico deve conter a ansiedade inicial. “Não adianta querer recuperar 70 anos de vida sedentária de uma só vez”, alerta Marisete. As precauções não se restringem ao ritmo das atividades. No caso do uso de remédios, medicação e exercício devem caminhar juntos. A pessoa não deve, em hipótese alguma, suspender o uso dos medicamentos por conta própria.As atividades recomendadas aos idosos estão no âmbito biopsicossocial: Bio (biológico) – O exercício influi em aspectos funcionais (internos) e visa o aumento da força, da flexibilidade, do equilíbrio e da função cárdio-vascular; Psico (psicológicos) – O trabalho físico aumenta a disposição, melhora a auto-imagem, a auto-estima e a sensação de bem-estar; Social – A reinserção do indivíduo no grupo social e a ampliação das relações sociais são benefícios da prática desportiva.*                     O Cuidador de IdososAs atividades recomendadas aos idosos estão no âmbito biopsicossocial: Bio (biológico) – O exercício influi em aspectos funcionais (internos) e visa o aumento da força, da flexibilidade, do equilíbrio e da função cárdio-vascular; Psico (psicológicos) – O trabalho físico aumenta a disposição, melhora a auto-imagem, a auto-estima e a sensação de bem-estar; Social – A reinserção do indivíduo no grupo social e a ampliação das relações sociais são benefícios da prática desportiva.*                        O Cuidador de IdososO Cuidador de Idosos é o profissional que trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral.Ele está capacitado a atuar em diversas instâncias junto aos idosos no cuidado e assistência, nas atividades de convivência e lazer; aspectos da cidadania e das políticas públicas e criação de negócios direcionados para a população da terceira idade.Esse profissional está capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana. Oferece cuidado e/ou suporte ao idoso, desempenhando atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental, social e legal, diretamente ou por meio de empresas voltadas a esse público.Ele está apto, ainda, a lidar com idosos independentes ou depceira_idadeO Cuidador de Idosos está habilitado a avaliar, construir e gerenciar negócios baseados no atendimento ao público da terceira idade. Além de conhecer e divulgar a legislação específica que garante os direitos dos idosos, esse profissional está capacitado, também, a subsidiar políticas públicas que visem assegurar os direitos da população da terceira idade.Editado pela Saraiva e de autoria do Dr. João Roberto D. Azevedo                       O Exame Médico                                                                                     A avaliação de uma pessoa idosa doente deve ser feita cuidadosamente. O paciente e também os familiares devem prestar todas as informações possíveis, doenças ocorridas no passado e atuais, cirurgias, medicamentos utilizados, etc. O idoso tende a omitir informações ou por puro esquecimento ou por erro de avaliação, daí a importância de dados obtidas de familiares ou de pessoas próximas. O exame médico inicial deve ser sempre minucioso e realizado de preferência por um clínico geral e nunca pelo especialista. O especialista deve ser convocado sempre que necessário e sempre sob a supervisão do clínico geral. O diagnóstico preciso permite a distinção correta entre o sintoma devido às perdas funcionais próprias da idade e a doença.                                                                                                                                        *                                      Exercício FísicoA função do cuidador de idosos foi oficializada pela Portaria Interministerial n. 5.153, de 7 de abril de 1999, que considera a necessidade de habilitar recursos humanos para cuidar do idoso e de criar alternativas que proporcionem aos idosos melhor qualidade de vida. O cuidador oficializado por esta portaria é capacitado a realizar cuidados básicos, que de acordo com os documentos sobre o assunto, diz respeito à higiene, alimentação e ajuda na locomoção.http://www.saudeprev.com.brendentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção - comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência, bem como a relacionar-se com os seus familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar.Texto extraído ( parcialmente ) do livro "Ficar Jovem Leva Tempo... Um Guia para Melhor Viver" www.vivatranquilo.com.br/ter

domingo, 15 de abril de 2012

Mesmo Sem Entender

Mesmo Sem Entender
Thalles Roberto
Deus, mesmo que eu não consiga entender
E queira tudo do meu jeito
Eu até choro e as vezes até chego a dizer
Por que é que tem que ser tão difícil pra mim
Parece que é difícil só pra mim
Eu sei seus pensamentos são mais altos que os meus
O teu caminho é melhor do que o meu
Tua visão vai além do que eu vejo
O senhor sabe exatamente o que é melhor pra mim
E mesmo que eu não entenda o seu caminho, eu confio.

A VALORIZAÇÃO DO IDOSO COMEÇA DENTRO DE CASA


Percebam e respeitem essa realidade quando elas próprias chegam à velhice. Quando jovens e ágeis, não percebem a fragilidade do ancião e não lhes dão a devida atenção.
 Devemos refletir mais sobre isso. Os idosos de hoje foram aqueles que construíram o mundo até aqui. Agora, não podendo contar com o mesmo vigor de antes, acabam dependendo dos cuidados dos mais jovens. É justamente nessa hora que a família tem a possibilidade de retribuir ao idoso tudo o que ele fez antes, ajudando-o sempre que necessário, amparando-o.
 Dizem que um pai é capaz de criar dez filhos, mas, às vezes, esses dez filhos depois não são capazes de cuidar desse pai. Quantos pais estão dolorosamente abandonados na solidão de um quarto, ou, quem sabe, em um asilo? Muitas vezes, a solidão é mais fatal do que a doença. De muitos olhos cansados correm lágrimas de tristeza e de saudade dos seus.
 Não basta dar aos velhos um lugar para viver, se for para ficarem longe de suas famílias. É preciso mais. É indispensável o calor do lar, a companhia dos filhos e dos netos que também ajudou a criar. Nessa hora é que a gente enxerga a verdadeira família.
 Deus valoriza muito os pais, especialmente na velhice. Não foi por acaso que Ele colocou entre os Dez Mandamentos um especialmente para os pais: " IV - Honrar pai e mãe". São Paulo diz que esse Mandamento é "o primeiro" que vem acompanhado de uma promessa de Deus. "Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra" (Dt 5,16; Ef 6,2).
 Quem de nós não quer ter vida longa sobre a terra? Quem de nós não quer ser feliz nesta vida? Quando o livro do Eclesiástico fala da importância dos pais, fala aos filhos: "Meu filho, ajuda a velhice do teu pai, não o desgoste durante a vida. Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com o teu pai não será esquecida". "... por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa: [1] tua casa tornar-se-á próspera na justiça; [2] lembrar-se-ão de ti no dia da aflição; [3] teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte" (3, 14-17).
 São muitas as promessas que Deus faz ao bom filho, àquele que cuida bem dos seus pais, especialmente quando eles já estão no final da vida. Muitos filhos, nas atribulações do dia-a-dia, acabam se esquecendo dos pais idosos, faltando-lhes o carinho, a companhia e o sustento. Sabemos que é incômodo cuidar dos velhos, doentes, às vezes ranzinzas. Mas é nesta hora, sobretudo, que se prova o amor dos filhos por eles.
 Se a nossa caridade para com os outros irmãos não é esquecida por Deus, quanto mais a caridade para com nossos pais! Uma boa maneira de ajudar o idoso a viver bem é dar-lhe a oportunidade de trabalhar dentro de suas possibilidades; se o seu corpo agora é fraco, no entanto a sua experiência é valiosa; a sua sabedoria é grande. Saibamos beber nesta fonte de graça.
 Prof. Felipe Aquino  

CUIDANDO DO CUIDADOR


A tarefa de cuidar de alguém geralmente se soma às outras atividades do dia-a-dia. O cuidador fica sobrecarregado, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade
pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da  doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida.
Diante dessa situação é comum o cuidador passar por cansaço físico, depressão,
abandono do trabalho, alterações na vida conjugal  e familiar.
A tensão e o cansaço sentidos  pelo cuidador são prejudiciais não só a ele, mas
também à  família e à própria pessoa cuidada.
Algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador:
•O cuidador deve contar com a ajuda de outras pessoas, como a ajuda da família,
amigos ou vizinhos, definir dias e horários para cada um assumir parte dos
cuidados. Essa parceria permite ao cuidador ter um tempo livre para se cuidar,
se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar do outro; peça ajuda
sempre que algo não estiver bem.
• É fundamental que o cuidador reserve alguns momentos do seu dia para se
cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como:
caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar, etc.
O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo:                                                                                                                                 1.  Enquanto assiste TV:  movimente os dedos das mãos e dos pés,  faça massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha  ou com os próprios pés.                                                                                               2.  Sempre que possível, aprenda uma atividade nova ou  aprenda mais sobre algum assunto que lhe interessa.
3.  Leia, participe de atividades de lazer em seu bairro, faça novos amigos e peça
ajuda quando precisar.
* Dicas de exercícios para o cuidador
*Exercícios para a coluna cervical e (pescoço):
•Flexione a cabeça até encostar o queixo no peito, depois estenda a cabeça para
trás como se estivesse olhando o céu.
•Gire a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro.
• Incline a cabeça lateralmente, para um lado e para outro, como se fosse tocar a
orelha no ombro.
*Exercícios para os ombros: enchendo os pulmões de ar, levante os ombros para
próximo das orelhas, solte o ar deixando os ombros caírem rapidamente, depois fazendo movimentos circulares, gire os ombros para frente e para trás.          *Exercícios para os braços:  gire  os  braços  esticados  para  frente  e  para  trás,  fazendo círculos.                                                                                                     *Exercícios para o tronco: em pé, apóie  uma das mãos no encosto de uma cadeira
ou na própria cintura, levante  o outro braço passando por cima da cabeça, incline
lateralmente o corpo. Repita o mesmo movimento com o outro lado                 *Exercícios para as pernas: deitado de barriga para cima, apóie os pés na cama
com os joelhos dobrados. Mantendo uma das pernas nessa posição, segure com as mãos a outra perna e traga o joelho para próximo do peito. Fique nesta posição por alguns segundos e volte para a posição inicial. Faça o mesmo exercício com a outra perna.                                                                                                                                 *Dica: faça atividades físicas, como caminhadas e alongamentos, pois isso ajuda a reduzir o cansaço, tensão e esgotamento físico e mental, além de melhorar a circulação.      

DIREITOS DOS IDOSOS


 Direitos dos Idosos

DIREITO AO RESPEITO
- Negligência, desrespeito, atos de violência com puxões, beliscões, abusos sexuais, queimaduras, amarrar braços e pernas ou obrigar a tomar calmantes.
- Ameaças de punição e abandono. 
- Agressões verbais como "Você é um inútil".
- Apropriação dos rendimentos, pensão e propriedades sem autorização.
- Recusa em dar alimentação e assistência médica.
- Impedir a pessoa de sair de casa ou mantê-la em local escuro sem higiene.
DIREITO AO BEM-ESTAR 
- Não sofrer discriminação de qualquer natureza.
- Ser amparado pelos filhos maiores na velhice, carência ou doença.
- Viver preferencialmente com a família. A União, Estados e Municípios providenciarão asilo ao maior de 60 anos sem família, ou com família sem condições de sustentá-lo.
DIREITO À SAÚDE 
- Não ficar em asilo se precisar de assistência médica permanente, devendo ser atendido em hospital.
- Receber assistência integral à saúde pela rede pública.
- Receber remédios, próteses e órteses "cadeira de rodas, óculos, aparelho auditivo, etc...".
- Preferência no atendimento em órgãos públicos e particulares.