SÓ NÃO ENVELHECE QUEM MORRE CÊDO !

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
SOU UMA PESSOA MUITO PREOCUPADA COM A SAÚDE E BEM ESTAR DAS PESSOAS IDOSAS E EM LEVAR INFORMAÇÃO SOBRE IDOSOS A TODOS OS INTERESSADOS, PROCURANDO A MELHOR FORMA DOS LEITORES ENTENDEREM O QUE DIGO AO TENTAR ME EXPRESSAR.GOSTARIA MUITO DE CHAMAR A ATENÇAO SOBRE OS NOSSOS IDOSOS ,SUAS CARENCIAS PRINCIPALMENTE AFETIVAS,POIS NORMALMENTE SÃO DEPRESSIVOS...Gostaria que pessoas que realmente se interessam pelos idosos,sigam esse blog.*Quem não tem na família ou não conhece um idoso? Depois de tempos trabalhando com eles,pude ver o quanto são diminuídos perante a sociedade e pior,na grande maioria das vêzes agredidos e até mesmo pelos próprios familiares que deviam protegê-los contra isso.acho que esquecem que se não morrerem cêdo,envelhecerão e sabe Deus como serão tratados!Se você tem AMOR,RESPEITO e CARINHO pelos IDOSOS,esse BLOG é seu também! * * "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão Jó 12:12”. .

sábado, 31 de março de 2012

IDOSOS:MAIS SÁBIOS,EXPERIENTES E FRÁGEIS.

Uma vida saudável e cuidados básicos em casa podem evitar os acidentes


O risco de queda aumenta na terceira idade. As pernas, sem a mesma firmeza de antes, e a dificuldade de locomoção tornam-se um obstáculo perigoso, justamente quando os ossos estão mais frágeis. O eixo de sustentação do corpo se desloca à medida que a coluna vertebral se curva e o equilíbrio é afetado. O resultado dessa confluência de fatores perversos é revelado pelas estatísticas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: um em cada quatro idosos cai dentro de casa pelo menos uma vez por ano. Em 34% dos tombos ocorre algum tipo de fratura. Se esses acidentes já são por si só angustiantes, o que vem depois pode ser pior. A recuperação e o período de convalescença nessa fase da vida se tornam difíceis. Ficar inativo por longo tempo leva quase sempre a uma piora no estado geral de saúde do idoso, às vezes colocando sua vida em risco. Quando se permanece deitado por muito tempo, há o perigo de desenvolver pneumonia. Se a fratura for no fêmur, faz-se necessária uma cirurgia ortopédica, o que pode ser mais arriscado num organismo debilitado.
Evitar acidentes, quando chega a terceira idade, é mais que se poupar de transtorno. É não correr risco de vida. A principal causa de queda em casa é a baixa súbita de pressão arterial ao levantar da cama, responsável por 22% dos tombos. Vem seguida da dificuldade de enxergar objetos que possam ocasionar escorregões (19%), do enfraquecimento de ossos e músculos (18%), do uso de calçados inadequados (14%) e de obstáculos no caminho dentro de casa, como tapetes mal colocados (11%). O uso freqüente de remédios provoca algumas vertigens e também afeta o equilíbrio. Todas essas causas podem ser combatidas com a adoção de equipamentos de segurança domésticos já encontrados com facilidade em lojas especializadas. São coisas simples, como corrimão e carrinho, ou adaptações mais trabalhosas, como adequação da altura de pias e vasos sanitários. Esses cuidados são importantes não apenas para evitar escorregões mas também para garantir que as articulações sejam menos sacrificadas.
O organismo é como uma máquina: tem sua durabilidade prolongada quanto melhor for a manutenção e menor o desgaste. Boa parte dos cuidados vem ainda de uma alimentação mais bem planejada desde a juventude. Uma dieta rica em cálcio pode ajudar a combater a osteoporose, mal que afeta grande número de mulheres na terceira idade. O nutriente é encontrado no leite, nos frutos do mar e em frutas secas. O banho de sol é igualmente importante, pois favorece a produção de vitamina D pelo organismo, substância essencial para o fortalecimento dos ossos. A ginástica é também recomendável, porque, além de regular as funções cardiorrespiratórias, fortalece a musculatura e dá mais equilíbrio ao corpo. Veja no quadro abaixo os conselhos dos geriatras e ortopedistas para uma velhice sem susto.revista veja

UMA RECEITA PARA A TERCEIRA IDADE


Uma dieta rica em cálcio e vitamina D ajuda a evitar a osteoporose, doença que fragiliza os ossos. O problema atinge principalmente as mulheres. Uma em cada quatro tem osteoporose após a menopausa Leite e derivados, frutas secas, peixes e frutos do mar são alguns dos alimentos que fornecem a quantidade de cálcio necessária para prevenir a osteoporose após os 45 anos (1,2 grama diário para homens e 1,6 grama para mulheres) Atividade física regular, como uma hora de caminhada por dia, contribui para manter a rigidez muscular e aumentar as chances de uma velhice saudável Na terceira idade, é importante ter um hobby e dedicar-se a atividades prazerosas. Pessoas inativas não estimulam o cérebro e ficam mais vulneráveis Estão mais predispostas a tombos pessoas que não têm o hábito de leitura. Essa atividade exige atenção, concentração e acompanhamento da seqüência das idéias, o que melhora o intelecto e o equilíbrio corpóreo Idosos com histórico de fraturas estão sete vezes mais sujeitos a tombos. As quedas não podem ser negligenciadas. É aconselhável consultar um geriatra para que ele investigue a causa Inúmeras doenças podem levar idosos a cair, desde a desidratação, que provoca tontura, até o descontrole de pressão, infecções urinárias, isquemia cerebral e artrose O corredor entre o quarto e o banheiro costuma ser o trajeto mais perigoso para a pessoa idosa, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia O maior número de quedas acontece à noite, quando as pessoas se levantam para ir ao banheiro Leva mais tombos quem não enxerga bem ou tem dificuldade para exercer atividades diárias como tomar banho, vestir-se, andar, subir escada e levantar-se da cama Os ferimentos mais comuns em idosos quando caem são fraturas de punho e quadril. Essas últimas são muito mais graves. Exigem cirurgia para a colocação de prótese ou de placa com pinos.



DENÚNCIAS DE MAUS TRATOS AFASTAM DIRETORIA DE ASILO NO ES.


Como eu vivo dizendo...
*Denúncias de maus tratos afastam diretoria de asilo no ES. ps.ninguém merece

15/03/2012 12h24 - Atualizado em 15/03/2012 12

O asilo possuía um banheiro para 26 idosos, informou o Ministério Público.

Presidente da casa disse que ficou surpreso com a decisão do juiz.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta Norte

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e determinou o afastamento da diretoria de um asilo com denúncia de maus tratos emNova Venécia, Noroeste do estado, nesta quarta-feira (14). A direção informou que está surpresa com a decisão. Segundo as investigações, no período de 15 de fevereiro a 3 de março, três idosos morreram na casa. No asilo, moram 26 idosos.
Para o presidente do asilo, os ajustes solicitados pelo promotor do município estavam sendo feitos. "Eles foram transferidos para prédios anexos e sabemos que a condição do ambiente não era a ideal, mas era melhor do que a que eles estavam dentro da casa. Já estávamos voltando com eles para o asilo e fomos pegos de surpresa com a decisão do juiz", explicou
O MP-ES abriu um sindicância para investigar as causas dos falecimentos. As pessoas envolvidas já começaram a ser ouvidas e caso alguma irregularidade seja constatada o Ministério Público garante que medidas serão tomadas.Segundo o MP-ES, a diretoria usava 100% do benefício dos idosos para manter a casa, sendo que a lei permite apenas 70%. O asilo possuía um banheiro para 26 idosos. "Nós queremos que os idosos tenham um tratamento digno e acompanhamento conforme manda a lei. Eles precisam de médicos, psicólogos e enfermeiro", afirmou a uma representante do Conselho Regional dos Idosos
-Só que até descobrirem,os idosos já sofreram muito,tem que haver vistoria constante.Lídia valentim.

sexta-feira, 30 de março de 2012

EMPRESA DE CUIDADO E ATENÇÃO DOMICILIAR AO IDOSO

 Empresa de cuidado e atenção domiciliar ao idoso no"RIO DE JANEIRO",seleciona em regime de prestação de serviços: Técnicos de enfermagem,cuidadores de idosos,Para trabalhar no cuidado a idosos,adultos em pós-operatorio, seqüelas de AVC etc.(comprometimento,profissionalismo,dedicação, paciência e muito amor)O interessado receberá treinamento e manual.Disponibilidade para atuação em diferentes pontos das Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro, de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas. Os interessados deverão encaminhar seus currículos,precisamos de pessoal para formar equipe. enviar currículo p/ avaliação no e-mail:                                                                                  

quarta-feira, 28 de março de 2012

CUIDADOS COM O IDOSO


Cuidados Com o Idoso
Na terceira idade há uma tendência ao acúmulo de doenças crônicas, na sua grande maioria benignas e fáceis de serem controladas. A artrose, por exemplo, é doença que acomete com muita freqüência o idoso e que pode se somar a outras manifestações como a pressão alta ou o diabetes. 
O médico deve administrar a doença com a participação do idoso, bem como a de seus familiares, fornecendo o máximo de informações possíveis.

Ao médico cabe distinguir os sintomas próprios da idade daqueles devido à doença.
O Exame Médico A avaliação de uma pessoa idosa doente deve ser feita cuidadosamente. O paciente e também os familiares devem prestar todas as informações possíveis, doenças ocorridas no passado e atuais, cirurgias, medicamentos utilizados, etc. O idoso tende a omitir informações ou por puro esquecimento ou por erro de avaliação, daí a importância de dados obtidas de familiares ou de pessoas próximas. O exame médico inicial deve ser sempre minucioso e realizado de preferência por um clínico geral e nunca pelo especialista. O especialista deve ser convocado sempre que necessário e sempre sob a supervisão do clínico geral. O diagnóstico preciso permite a distinção correta entre o sintoma devido às perdas funcionais próprias da idade e a doença.

O idoso doente deve receber cuidados redobrados. Na terceira idade há maior tendência a infecções ( principalmente pulmonares ), à desidratação, a descompensação cardíaca (insuficiência cardíaca)  por exemplo. A utilização de medicamentos deve ser muito criteriosa tendo em vista a maior susceptibilidade a reações colaterais e à intoxicação. O período de imobilidade deve ser o mínimo possível. A sua reabilitação em geral é mais lenta quando comparada a de um jovem. 
Exercício Físico 

O exercício físico na terceira idade mantém e melhora as atividades de vida diárias. A saúde na terceira idade depende, sobretudo dos cuidados no passado. A qualidade de vida depois dos 60 é determinada pelas atividades que a pessoa desenvolveu e também da forma como a ela se alimentou até lá. Com a idade, a pessoa perde força nos músculos – que atrofiam aos poucos – e ganha gordura. Contudo, é possível reverter os efeitos do tempo.
O exercício físico na terceira idade mantém e melhora as atividades de vida diárias como: tomar banho, fazer compras ou dirigir. Uma pessoa sedentária pode começar com 15 ou 20 minutos diários de caminhada, o que já surte efeitos positivos. Segundo a professora de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Marisete Safons, especialista em saúde na terceira idade, a prática do exercício deve ser regular, apoiada em disciplina e estruturada numa seqüência lógica.

O ideal é que a pessoa se submeta a uma avaliação médica antes de começar uma prática desportiva. "A análise leva em conta as condições de saúde – se a pessoa é hipertensa, se tem artrite, osteoporose, fibromialgia ou se toma medicação, etc", avalia Marisete. A especialista lembra ainda que existem atividades apropriadas para cada indivíduo. "Para quem tem osteoporose ou constituição física frágil a musculação é uma modalidade recomendável”, diz.

Um profissional de Educação Física também deve ser acionado para uma avaliação pré-atividade física. Um questionário (anamnese) é aplicado para ajudar na identificação de práticas mais adequadas. A pessoa deve ser absolutamente sincera e precisa nas respostas para garantir um diagnóstico correto. A avaliação física e funcional vai detectar as atividades mais recomendadas. Se a pessoa tiver boas condições de saúde não há exercícios contra-indicados.

De começo, equilíbrio – A pessoa que não é acostumada ao exercício físico deve conter a ansiedade inicial. “Não adianta querer recuperar 70 anos de vida sedentária de uma só vez”, alerta Marisete. As precauções não se restringem ao ritmo das atividades. No caso do uso de remédios, medicação e exercício devem caminhar juntos. A pessoa não deve, em hipótese alguma, suspender o uso dos medicamentos por conta própria.

As atividades recomendadas aos idosos estão no âmbito biopsicossocial: Bio (biológico) – O exercício influi em aspectos funcionais (internos) e visa o aumento da força, da flexibilidade, do equilíbrio e da função cárdio-vascular; Psico (psicológicos) – O trabalho físico aumenta a disposição, melhora a auto-imagem, a auto-estima e a sensação de bem-estar; Social – A reinserção do indivíduo no grupo social e a ampliação das relações sociais são benefícios da prática desportiva.

O Cuidador de Idosos
A função do cuidador de idosos foi oficializada pela Portaria Interministerial n. 5.153, de 7 de abril de 1999, que considera a necessidade de habilitar recursos humanos para cuidar do idoso e de criar alternativas que proporcionem aos idosos melhor qualidade de vida. O cuidador oficializado por esta portaria é capacitado a realizar cuidados básicos, que de acordo com os documentos sobre o assunto, diz respeito à higiene, alimentação e ajuda na locomoção. 

O Cuidador de Idosos é o profissional que trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral.

Ele está capacitado a atuar em diversas instâncias junto aos idosos no cuidado e assistência, nas atividades de convivência e lazer; aspectos da cidadania e das políticas públicas e criação de negócios direcionados para a população da terceira idade.

Esse profissional está capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana. Oferece cuidado e/ou suporte ao idoso, desempenhando atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental, social e legal, diretamente ou por meio de empresas voltadas a esse público.

Ele está apto, ainda, a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção - comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência, bem como a relacionar-se com os seus familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar.

O Cuidador de Idosos está habilitado a avaliar, construir e gerenciar negócios baseados no atendimento ao público da terceira idade. Além de conhecer e divulgar a legislação específica que garante os direitos dos idosos, esse profissional está capacitado, também, a subsidiar políticas públicas que visem assegurar os direitos da população da terceira idade.
Referências Biliográficas:
Texto extraído ( parcialmente ) do livro "Ficar Jovem Leva Tempo... Um Guia para Melhor Viver"
Editado pela Saraiva e de autoria do Dr. João Roberto D. Azevedo

domingo, 25 de março de 2012

CASOS DE IDOSOS MALTRATADOS POR PRESTADORES DE CUIDADOS ESTÃO AUMENTANDO

Bragança Notícias

Estão a aumentar os casos de idosos maltratados por quem devia cuidar deles. O alerta é deixado pelo Núcleo de Apoio à Vítima do Distrito de Bragança. De acordo com Teresa Fernandes, a coordenadora do núcleo, os casos sinalizados têm estado a aumentar.
“Há duas situações típicas. Ou são elementos da família ou vizinhos e amigos, que se intitulam prestadores de cuidados. E temos percebido que há a intenção de usurpar os recursos do idoso”, frisa, adiantando que “os casos estão a aumentar”.Para Teresa Fernandes, há uma explicação para este aumento de casos.“Estão a aumentar por esta conjuntura de crise e porque as pessoas vêem no idoso uma fonte de rendimentos.”
No ano passado tinha havido já um aumento de 15 por cento de casos de idosos maltratados e este ano a tendência mantém-se.
Em 2011 houve 15 casos sinalizados. Este ano já são seis, só nos primeiros 45 dias do ano.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima acredita que a tendência de aumento se mantenha, sobretudo no sul do distrito de Bragança.
“No ano passado tivemos um aumento significativo de idosos vítimas de violência doméstica e este ano tivemos um aumento muito grande e vai continuar a aumentar. Bragança e Mirandela são os concelhos com mais casos, mas há outros concelhos problemáticos como Moncorvo, Freixo e Carrazeda, pela pobreza e precariedade de emprego, e Mogadouro, que tem muitos casos.”
Só esta semana já houve mais dois casos sinalizados de idosos vítimas de maus-tratos por prestadores de cuidados.